Publicado em 26 de setembro de 2022
"A importância da segunda língua para formação sociocultural de um indivíduo na sociedade brasileira."
Tema de redação - Curso Atualiza 🔥🧠A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "A importância da segunda língua para formação sociocultural de um indivíduo na sociedade brasileira." , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I:
O bilíngue é um tema cada vez mais aprofundado no campo da educação.
Sabe-se que o quadro ideal na educação bilíngue é o de alfabetizar
num contexto de biletramento, pois a criança exposta a duas línguas
é estimulada a compreender o funcionamento dessas línguas como
instrumento social, conhecendo suas características e
especificidades desde cedo. Estudos comprovam que a infância é o
período máximo de aprendizado, por meio da experimentação do novo,
consequência da maior plasticidade do cérebro da criança.
A professora Drª Luciana Santos Pinheiro - doutora em Letras com
foco em multilinguismo pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), mestre em Letras com foco em bilinguismo e política
linguística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialista
em Estudos Avançados da Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade
Católica (PUCRS), autora de livros didáticos e consultora pedagógica
-, fala sobre a importância e as vantagens do bilinguismo.
FACULDADE MURIALDO: A infância é a melhor época para aprender uma
segunda língua. Por quê?
Profª Luciana: Existem muitos mitos sobre qual é a melhor idade para
se aprender uma segunda língua. Porém, há diversos estudos
comprovando que o período máximo de aprendizado se dá na infância,
por meio da experimentação do novo, consequência da maior
plasticidade do cérebro da criança. Outro fato comprovado é o maior
número de conexões cerebrais registradas nessa fase, com o uso
frequente de uma segunda língua. Por isso é tão importante
aproveitar a infância para proporcionar o máximo de exposição e
interação com a outra língua.
Fonte:
https://www.colegiomurialdo.com.br/porto-alegre/noticias/detalhes/a-importancia-de-se-aprender-uma-segunda-lingua-desde-a-infancia
TEXTO II:
Fonte:
https://www.inglesnasescolas.org/em-dados-o-ensino-de-ingles-no-brasil/
TEXTO III:
Dominar uma segunda língua - no caso o inglês, atualmente utilizado
entre falantes de outros idiomas para se comunicarem no mundo - traz
amplos benefícios, especialmente ligados ao cérebro e a habilidades
essenciais do século XXI: pensamento crítico, competências
comunicativas, colaborativas, criativas e diversidade cognitiva.
Saímos do modelo do canto em uníssono (uniformidade) e entramos para
a prática do canto em harmonia (diversidade).
Transitar por duas línguas, além de dispensar intérpretes, tem
efeito profundo no modo como pensamos e agimos. O aprimoramento
cognitivo é apenas o primeiro passo. Memórias, valores e até a
personalidade podem se modificar dependendo da língua que usamos,
como se o cérebro bilíngue abrigasse duas mentes autônomas. Apesar
de tamanha importância, isso foi ignorado por muito tempo e só
recentemente recebeu a relevância merecida. Muitos pesquisadores
expõem as vantagens de um bilíngue em comparação a um monolíngue,
como o adiamento de futuras demências, maior compreensão de culturas
diversas e a oportunidade de expor ideias de outras formas. A
experiência intelectual da pessoa com dois sistemas linguísticos
amplia sua flexibilidade mental e produz um leque superior na
formação e expressão de conceitos, pois o cérebro bilíngue está
sempre ativo nas duas línguas e o exercício de eleger uma e não a
outra fortalece a mente.
Fonte:
https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-importancia-de-ser-bilingue-no-seculo-21-9in0nbh0qehxkrzme151ye73x/amp/