Publicado em 28 de julho de 2022
"A importância da música na formação educacional infantil brasileira."
Tema de redação - Curso Atualiza 🔥🧠A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "A importância da música na formação educacional infantil brasileira." , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I:
Alguns estudos confirmam que a música age na afetividade, percepção,
expressão, sentidos, na análise crítica, criatividade, ou seja,
influi na pessoa como um todo. Por isso, o desenvolvimento deste
tema é a oportunidade de aprofundar conhecimentos e de ajudar o
aluno a ampliar suas referências de mundo, através do ensino
musical.
O estudo tem como hipótese a visão de que, através de jogos
musicais, o professor pode desenvolver em seus educandos o
raciocínio lógico, linguístico, a coordenação motora do corpo, a
criatividade, a auto-estima, a auto-imagem, a sensibilidade
artística, a atenção e a memória.O professor deve utilizar a música
e o ensino musical como meios de ajudar a aprendizagem, não se
contentando, contudo, em apenas colocar músicas para o aluno ouvir,
ou em dar possibilidades de se tocar algum instrumento, mas explorar
a musicalidade em todos os seus aspectos.
Fonte:
https://www.neuroeducacaomusical.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/
TEXTO II:
O contexto em que a realização do Lollapalooza Brasil 2022 precisa
ser comentado. Na prática foi uma das primeiras oportunidades para
que a indústria da cultura e do entretenimento musical tente uma
retomada com força total. Além de ressignificar tendências e
conscientizar questões sociais.
Fonte:
https://www.google.com.br/amp/s/www.moneytimes.com.br/por-que-lollapalooza-2022-esperanca-negocios-criativos-entretenimento-lolla-festival-show-sao-paulo/amp/
TEXTO III:
A música deve deixar de ser vista como algo supérfluo, já que
possibilita um trabalho completo com o educando, pois envolve
movimento, traz emoção, além de proporcionar sensações agradáveis,
enfim, interfere positivamente no cognitivo. Através das pesquisas
com teóricos conceituados e respeitados ao redor do mundo
verifica-se que o ensino musical é um agente transformador do
comportamento das crianças. Sendo assim, as crianças terão uma
contribuição marcante da música na estruturação de sua
personalidade, pois dos 7 aos 10 anos elas estão mais abertas e
receptivas aos conhecimentos.Para a maioria dos autores, a urgência
da utilização do ensino musical na educação acontece devido ao atual
afastamento musical das pessoas, em especial nas crianças. Embora na
sociedade moderna a música esteja sendo tocada em toda a parte,
através do rádio, televisão, supermercados, ônibus e outros lugares,
o que ouvimos não é por prazer, nem de maneira atenta e
participativa, mas de forma passiva. Para Howard (1984) o interesse
pela música vem como conseqüência das emoções que são despertadas
por ela. Para o desenvolvimento da sensibilização musical no
educando, não é necessário que o professor seja músico; basta ter
sensibilidade para saber usá-la, pois até com folhas de papel, como
diz Schafer (1991), é possível fazer música. O autor coloca que o
instrumento musical mais completo, é o corpo humano, de onde se
emite suspiros, gritos, palmas, assobios, canto, chiados etc. É
possível, pois, ao professor, de acordo com Assano (2000), explorar,
criar, construir sons com diversos materiais, podendo inclusive,
fazer uma bricolagem com objetos encontrados na cozinha, dando um
novo uso para os velhos utensílios domésticos, deixando a
criatividade da criança fluir.
Fonte:
https://www.neuroeducacaomusical.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/
TEXTO IV:
Ao observar alunos que cantarolavam durante as aulas, a professora
de matemática Maria Lúcia Faria Barbosa teve a ideia de convencê-los
a cantar temas referentes à disciplina. Como tem facilidade para
fazer versos, resolveu, em 2010, inserir temas matemáticos em
paródias musicais e obteve boa receptividade entre os estudantes.
Com licenciatura plena em matemática e oito anos de magistério,
Maria Lúcia leciona na Escola Estadual Prefeito José Maria Pereira,
no município de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais. Ela atende
turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e presta apoio ao
ensino médio. Na época em que passou a adotar paródias musicais,
trabalhava também na Escola Estadual do Bairro Cidade Jardim, no
vizinho município de Pirapora.
Na primeira paródia, ela adaptou Asa Branca, de Luiz Gonzaga e
Humberto Teixeira, ao conteúdo da regra dos sinais. “Os alunos
viviam cantando pelo pátio da escola e até em aulas de outros
professores”, afirma. A professora também compôs uma música,
Equação, que obteve sucesso ainda maior entre os estudantes. “Eles
saiam cantando pelas ruas e em casa. Até os irmãos menores
aprenderam a cantar”, revela. Maria Lúcia criou ainda canções sobre
temas como tabuada, porcentagem, raiz quadrada e geometria. Ela usa
temas musicais também para descontrair os alunos quando as aulas se
tornam cansativas. “A música é como uma injeção de ânimo, composta
de alegria e prazer, que abre horizontes e desperta, levando o aluno
a fazer as atividades com vontade”, avalia. Com melodias, ela
aproveita para ensinar conteúdos mais complexos e de importância no
dia a dia. “Eles aprenderam a gostar de matemática. E quando gostam
de um conteúdo, se esforçam para aprender”, destaca.
De acordo com a professora, os estudantes ficaram mais prestativos e
entusiasmados e fazem as atividades sem precisar de cobranças.
“Descobriram a arte de aprender matemática com alegria e prazer.
Assim, ficam felizes, e eu, mais ainda”, salienta.Os alunos que mais
davam trabalho foram os primeiros a decorar as músicas e até a
inventar passos de dança para acompanhar as melodias. “Com isso, têm
passado de piores para os melhores no aprendizado”, acrescenta Maria
Lúcia. Alguns até inventam as próprias músicas e paródias. A
professora já lançou dois livros de poesias, o que tem servido de
motivação para os estudantes também criarem seus versos.
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/musica