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Diego Xavier

Publicado em 28 de julho de 2022

"A importância da música na formação educacional infantil brasileira."

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A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "A importância da música na formação educacional infantil brasileira." , apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I:

Alguns estudos confirmam que a música age na afetividade, percepção, expressão, sentidos, na análise crítica, criatividade, ou seja, influi na pessoa como um todo. Por isso, o desenvolvimento deste tema é a oportunidade de aprofundar  conhecimentos e de ajudar o aluno a ampliar suas referências de mundo, através do ensino musical.

O estudo tem como hipótese a visão de que, através de jogos musicais, o professor pode desenvolver em seus educandos o raciocínio lógico, linguístico, a coordenação motora do corpo, a criatividade, a auto-estima, a auto-imagem, a sensibilidade artística, a atenção e a memória.O professor deve utilizar a música e o ensino musical como meios de ajudar a aprendizagem, não se contentando, contudo, em apenas colocar músicas para o aluno ouvir, ou em dar possibilidades de se tocar algum instrumento, mas explorar a musicalidade em todos os seus aspectos.



Fonte:

https://www.neuroeducacaomusical.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/


TEXTO II:

O contexto em que a realização do Lollapalooza Brasil 2022 precisa ser comentado. Na prática foi uma das primeiras oportunidades para que a indústria da cultura e do entretenimento musical tente uma retomada com força total. Além de ressignificar tendências e conscientizar questões sociais.


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Fonte:

https://www.google.com.br/amp/s/www.moneytimes.com.br/por-que-lollapalooza-2022-esperanca-negocios-criativos-entretenimento-lolla-festival-show-sao-paulo/amp/



TEXTO III:

A música deve deixar de ser vista como algo supérfluo, já que possibilita um trabalho completo com o educando, pois envolve movimento, traz emoção, além de proporcionar sensações agradáveis, enfim, interfere positivamente no cognitivo. Através das pesquisas com teóricos conceituados e respeitados ao redor do mundo verifica-se que o ensino musical é um agente transformador do comportamento das crianças. Sendo assim, as crianças terão uma contribuição marcante da música na estruturação de sua personalidade, pois dos 7 aos 10 anos elas estão mais abertas e receptivas aos conhecimentos.Para a maioria dos autores, a urgência da utilização do ensino musical na educação acontece devido ao atual afastamento musical das pessoas, em especial nas crianças. Embora na sociedade moderna a música esteja sendo tocada em toda a parte, através do rádio, televisão, supermercados, ônibus e outros lugares, o que ouvimos não é por prazer, nem de maneira atenta e participativa, mas de forma passiva. Para Howard (1984) o interesse pela música vem como conseqüência das emoções que são despertadas por ela. Para o desenvolvimento da sensibilização musical no educando, não é necessário que o professor seja músico; basta ter sensibilidade para saber usá-la, pois até com folhas de papel, como diz Schafer (1991), é possível fazer música. O autor coloca que o instrumento musical mais completo, é o corpo humano, de onde se emite suspiros, gritos, palmas, assobios, canto, chiados etc. É possível, pois, ao professor, de acordo com Assano (2000), explorar, criar, construir sons com diversos materiais, podendo inclusive, fazer uma bricolagem com objetos encontrados na cozinha, dando um novo uso para os velhos utensílios domésticos, deixando a criatividade da criança fluir.


Fonte:

https://www.neuroeducacaomusical.com.br/a-importancia-da-musica-na-educacao-infantil/


TEXTO IV:

Ao observar alunos que cantarolavam durante as aulas, a professora de matemática Maria Lúcia Faria Barbosa teve a ideia de convencê-los a cantar temas referentes à disciplina. Como tem facilidade para fazer versos, resolveu, em 2010, inserir temas matemáticos em paródias musicais e obteve boa receptividade entre os estudantes. Com licenciatura plena em matemática e oito anos de magistério, Maria Lúcia leciona na Escola Estadual Prefeito José Maria Pereira, no município de Buritizeiro, no norte de Minas Gerais. Ela atende turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e presta apoio ao ensino médio. Na época em que passou a adotar paródias musicais, trabalhava também na Escola Estadual do Bairro Cidade Jardim, no vizinho município de Pirapora.

Na primeira paródia, ela adaptou Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ao conteúdo da regra dos sinais. “Os alunos viviam cantando pelo pátio da escola e até em aulas de outros professores”, afirma. A professora também compôs uma música, Equação, que obteve sucesso ainda maior entre os estudantes. “Eles saiam cantando pelas ruas e em casa. Até os irmãos menores aprenderam a cantar”, revela. Maria Lúcia criou ainda canções sobre temas como tabuada, porcentagem, raiz quadrada e geometria. Ela usa temas musicais também para descontrair os alunos quando as aulas se tornam cansativas. “A música é como uma injeção de ânimo, composta de alegria e prazer, que abre horizontes e desperta, levando o aluno a fazer as atividades com vontade”, avalia. Com melodias, ela aproveita para ensinar conteúdos mais complexos e de importância no dia a dia. “Eles aprenderam a gostar de matemática. E quando gostam de um conteúdo, se esforçam para aprender”, destaca.  

De acordo com a professora, os estudantes ficaram mais prestativos e entusiasmados e fazem as atividades sem precisar de cobranças. “Descobriram a arte de aprender matemática com alegria e prazer. Assim, ficam felizes, e eu, mais ainda”, salienta.Os alunos que mais davam trabalho foram os primeiros a decorar as músicas e até a inventar passos de dança para acompanhar as melodias. “Com isso, têm passado de piores para os melhores no aprendizado”, acrescenta Maria Lúcia. Alguns até inventam as próprias músicas e paródias. A professora já lançou dois livros de poesias, o que tem servido de motivação para os estudantes também criarem seus versos.


Fonte:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/musica

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